quarta-feira, 7 de outubro de 2020

The Jake Cutter Conspiracy (Tri-System Authority - Livro 1)


 

The Jake Cutter Conspiracy, escrita por Richard Kyle Hannah, é a primeira parte da trilogia Tri-System, da qual também fazem parte o The Reign of Terra e Tales from the Busty Ostrich. A trama, porém, é contada nos dois primeiros livros, enquanto o terceiro traz histórias curtas envolvendo vários personagens da saga e que ocorrem, cronologicamente, antes, durante ou depois da história principal.

A trama é focada no Capitão Jake Cutter, um homem comum que leva uma vida bastante corriqueira como capitão de uma nave mercante, até que um dia seu mundo vira de pernas para o ar. Jake é incriminado por um delito que não cometeu, sendo preso e enviado ao planeta-prisão Cla'nix para cumprir sua pena. Na prisão, Jake recebe ajuda inesperada de dois outros prisioneiros - a humana Angel e o alienígena Grag - em sua busca por descobrir quem o incriminou, e o porquê. 

Jake é um personagem bastante crível e simpático, e o autor consegue transmitir, em vários momentos, toda a dor, frustração, desespero e desejo de vingança do personagem. Diversas cenas do livro me surpreenderam, e pelo menos uma delas - um encontro entre Jake e sua esposa Pamela - me deixaram com os olhos marejados.

Os personagens secundários também são muito bem desenvolvidos, como o simpático e sagaz Grag, um alienígena da raça bluclic (uma espécie humanoide de pele azul) e a misteriosa Angel, que atua como consciência e compasso moral de Jake em diversos momentos, e evita que ele se deixe dominar pelo sentimento de vingança a qualquer preço. O Tenente Mark Dawson, que vai ganhando importância ao longo da trama, também surge como uma figura bastante interessante. 

Merecem destaque também os diálogos, que sempre soam naturais e críveis, as descrições de cidades e paisagens, com precisão de detalhes suficiente para ajudar o leitor a visualizar os locais, e a caracterização de alguns dos personagens secundários - como dois divertidíssimos mercadores veteranos que contam a história do explorador espacial Robert J. Panz. 

Aliás, essa caracterização crível e verossímil é uma das maiores qualidades do autor. Seria fácil fazer de Jake, Angel ou Dawson protagonistas infalíveis ou típicos heróis de ação que saem de um tiroteio com apenas ferimentos superficiais, mas não é isso que acontecem. Eles cometem alguns erros e sofrem as consequências de suas ações.

Diversas raças e espécies alienígenas são descritas no livro, embora poucas sejam descritas ou exploradas a fundo, servindo mais dar cor à história e adicionar um elemento de space-opera - embora o livro não possa ser caracterizado, de modo geral, como parte desse subgênero.

As sequências de ação são muito bem escritas e bastante cinematográficas. Aliás, o livro todo possui essa característica, e em muitos momentos me lembrou algumas das melhores séries de ficção-científica dos anos 90.

A trama faz uso de várias convenções da ficção-científica, mas em momento algum a história cai em clichês ou se torna previsível. Muito pelo contrário, o livro possui momentos verdadeiramente surpreendentes. 

Por exemplo, embora parte do livro se passe em uma prisão, o autor consegue deixar esse cenário, já utilizado à exaustão em diversas mídias, bastante interessante. E ainda que o protagonista busque sua vingança pessoal, e ocasionalmente realize alguns atos questionáveis, o livro nunca se torna sombrio ou deprimente. 

Em suma, The Jake Cutter Conspiracy é um livro de ficção-científica com grandes doses de ação, reviravoltas inesperadas e protagonistas muito carismáticos, escrito em uma linguagem agradável e bastante cinematográfica. 

Avaliação: 4.0 (de 5.0)




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário